Sejam Todos Bem vindos ao Blog do Colégio Estadual De Pindobaçu-Ba :

;

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"O primeiro dia de atividades da Jornada Pedagógica 2011

































































-

No dia 01/02 (segunda-feira) iniciaram-se as atividades da Jornada Pedagógica 2011 em todas as escolas da rede estadual da Bahia. O Blog do Cep fez a cobertura e posta aqui algumas imagens do evento e uma pequena entrevista com o diretor da escola.

"O primeiro dia de atividades da Jornada Pedagógica 2011 no Colégio Estadual de Pindobaçu foi um sucesso!"

Estas foram as palavras do prof. Fábio Cardoso (diretor), em entrevista ao Blog do CEP.


Diretor:
- Nossa Jornada Pedagógica se iniciou hoje, dia 01/02 e seguirá até o dia 4 (sexta-feira) onde, sob o direcionamento da DIREC e Secretaria da Educação do Estado, professores e equipe gestora, estarão reunidos para traçar o planejamento pedagógico e também o Plano de Gestão para o ano-letivo de 2011.

Blog:
Quais foram as novidades da Jornada Pedagógica 2011 em relação aos anos anteriores?

Diretor:
- Em 2011 a proposta da SEC visa reforçar o sentido do "planejamento", no sentido de se melhorar o desempenho da escola, como um todo, através da análise dos índice de desempenho da própria escola.
Além disso, uma grande novidade é a IPTV, ou TV Anísio Teixeira, um canal de TV via internet, onde todas as Unidades Escolares da Bahia, sintonizaram-se em tempo real, assistindo às palestras e podendo encaminhar perguntas e opiniões para a equipe da SEC. As imagens vêm do estúdio do IAT, e podem ser acessadas através do site http://www.sec.ba.gov.br/tv-iat/.
Acreditamos que tais iniciativas marcam o ponto inicial de um verdadeiro avanço na educação baiana.

Blog:
Qual é a programação para os próximos dias da Jornada?

Diretor:
- De posse dos dados que foram analisados hoje (01/02), como os indicadores de desempenho (a exemplo do IDEB), amanhã (02/02), os professores se reunirão em equipes, formadas por área de conhecimento, a fim de iniciar o planejamento dos conteúdos pedagógicos, instrumentos de avaliação, enfim, todos os itens necessários para que possamos melhorar a qualidade do ensino em nossa escola.

Na quinta-feira serão elaborados os planos de curso de cada disciplina, e na sexta-feira serão feitos os ajustes no plano pedagógico, bem como no plano de gestão, tudo produzido coletivamente.

Nossa expectativa é que o ano-letivo de 2011 seja bastante positivo, posto que ao diagnosticarmos a dificuldades dos alunos, possamos planejar as aulas de maneira que estas dificuldades se transformem em aprendizado concreto.

Blog:

E quando se iniciam as aulas? Temos professores suficientes para todas as disciplinas e turmas?


Diretor:

- As aulas se iniciam no dia 07/02 (próxima segunda-feira) com uma programação surpresa para os alunos.

Quanto à questão de professores, ainda existe a necessidade de 1 professor para que se complete o quadro, mas a DIREC já está tomando todas as providências necessárias para que possamos iniciar o ano-letivo com nossa escola totalmente organizada, sem falta de professor.

Blog:

Agradecemos os esclarecimentos!

Diretor:

- Para encerrar, gostaria de fazer o chamamento para que no dia 07/02, TODOS os alunos estejam presentes, com entusiasmo e garra para iniciarmos juntos mais uma etapa na escalada da educação!

Obrigado a todos!

11 comentários:

  1. AO COLÉGIO ESTADUAL

    O Colégio Estadual de Pindobaçu
    Muita coisa já tem feito.
    Tem demonstrado serviço
    Que me deixa satisfeito.

    Na verdade, não estudei
    Neste Colégio Estadual.
    Mas meus filhos ganharam
    Um conhecimento essencial.

    Foi este excelente Colégio
    Que lhes deu o Certificado
    Do 2º Grau para que agora
    Estejam bem adiantados.

    Um faz curso Universitário
    E o outro de Enfermagem.
    Graças ao nosso Município,
    Ao Estado e a coragem

    Que Deus tem nos dado.
    Por isso agora eu digo
    Com prazer e convicção,
    A todo este povo amigo

    Que estuda neste colégio
    E tem boa oportunidade
    De um dia chegar feliz
    Numa famosa Faculdade:

    Tenho o que agradecer
    Ao Colégio Estadual
    Do Município de Pindobaçu.
    Agradeço ao pessoal

    Da Direção, da Secretaria,
    Aos Professores e Estudantes,
    Às pessoas da Limpeza
    E ao Porteiro que é importante

    Para controlar o portão,
    A entrada e a saída.
    Agradeço a todas as pessoas
    Que do Colégio são amigas.

    Deus que ilumine a cada um
    Que vai ao Colégio Estadual.
    Obviamente estou contente,
    Escrevo esta poesia especial

    E posto no Blog do Colégio,
    Para agora todo mundo ler
    Feliz e com muita atenção,
    E por tudo isso agradecer.

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  2. CANÇÃO DE PAI

    Hoje ouvi uma canção
    Que tocou meu coração,
    Fiquei muito pensativo,
    E comecei a chorar
    O tempo que não voltará,
    Mas ainda ando contigo.

    A canção me fez chorar
    Fez de meu pai lembrar
    Quando com ele andei.
    Agora eu penso assim:
    Pai, você para mim
    É o amor que eu amei.

    Vejo o tempo ingrato,
    Passando assim rápido
    Fazendo-lhe envelhecer.
    Aquele tempo já se foi
    E não voltará depois,
    Para eu andar com você.

    Quanto tempo já faz
    Que fiquei no colo de pai
    E nunca mais procurei,
    Este homem apaixonado
    Que já vive tão cansado,
    Mas amo e sempre amarei!

    Jamais voltamos ao passado,
    Mas estou ao seu lado
    Para dar amor e atenção.
    Pai, hoje é um dia
    De prazer e muita alegria
    Dentro do nosso coração.

    Então eu quero lhe dizer
    Com fé e muito prazer:
    Pai, você nos faz o bem.
    Por isso neste lindo dia
    Escrevi esta poesia
    Para lhe almejar parabéns.

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  3. QUEM FAZ O PRECONCEITO?

    O que é um preconceito?
    Preconceito é não aceitar
    O aspecto que Deus deu,
    E começa a se inferiorizar

    Por causa dessa situação.
    Por exemplo, sou careca,
    Seria uma grande burrice
    Se eu não aceitasse esta...

    Daí alguém pode chamar:
    “Ei careca, pra onde vai?”
    Ele usou um preconceito
    Ou falou da obra do Pai?

    Seria uma grande burrice
    Se me chamasse cabeludo.
    Deus poderia dar o castigo
    E até modificar isso tudo.

    Deus poderia dar doença
    E o cabelo sair da cabeça,
    Para ser de fato careca
    E todo mundo do Planeta

    Testemunhar a gozação.
    Quem faz o preconceito?
    É óbvio, é a própria pessoa
    Que se acha sem direito.

    Se todos fossem magros,
    Como saberia que o irmão
    Era uma pessoa gorda?
    Se existisse só o galegão,

    Como eu saberia que sou
    Descendente de negro?
    Se todo mundo fosse rico,
    O que eu saberia do greto?

    Na minha boa concepção,
    O preconceito é da gente
    Que não aceita os fatos
    E busca ser tão diferente.

    Se todos fossem bonitos,
    Como veria minha feiúra?
    Não é bom o preconceito
    Fazer parte da nossa cultura.

    Deus fez todos de seu jeito,
    Nós exageramos na medida.
    A cor branca busca produto
    Para ficar mais escurecida,

    A cor preta usa também
    Para ficar mais clara.
    O magro usa as vitaminas
    E alimentação bem cara,

    O gordo faz bastante dieta
    Para então emagrecer,
    Somente um bom Poeta
    Para tudo isso entender.

    O bonito usa a máscara,
    O feio procura uma beleza
    E ninguém se conforma
    Com a própria natureza.

    O pobre vive aí lutando
    Para então enriquecer,
    O rico faz altos muros
    Para então se esconder.

    O varão se traja de varoa
    E a varoa se veste de varão,
    Na verdade se confundem,
    Até seu nome é confusão.

    O sabido procura a tolice,
    O ingênuo quer sabedoria,
    Por isso tem preconceito
    Que eu acho uma utopia.

    Há careca usando peruca
    E cabeludo raspando cabeça.
    Por isso é difícil entender
    A humanidade do Planeta.

    Se alguém me chamar
    De careca e eu der parte,
    O Promotor vai intimar,
    Quem achar ruim que ache.

    Se o Promotor for inteligente
    Assim como sou eu,
    E o humor tiver presente,
    Perguntaria ao amigo meu:

    “Qual foi a discriminação
    Feita contra ao Senhor,
    Para dar a devida punição?”
    Diria: De careca me chamou.

    O Promotor replicaria assim:
    “O Senhor acha que ele mentiu?
    Veja no espelho e diga pra mim
    Tudo o que o Senhor viu!”

    Dá a entender que tudo isso
    Traz-nos uma boa lição.
    O preconceito que tenho visto,
    Só entristece o nosso coração.

    Resumindo tudo isso amigo,
    De onde vem o preconceito?
    É óbvio sai de cada um de nós
    Que vive assim insatisfeito.

    Deus nos deixa sempre livre
    E podemos usar este mundo.
    Embora, venham os efeitos,
    Mas visemos amor profundo.

    Vivamos felizes e contentes,
    Aceitemos nosso bom jeito
    E usufruímos dos continentes
    Sem nenhum preconceito.

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  4. PRA QUE TANTO ORGULHO?

    A nossa vida é como sopro,
    Pode demorar muito tempo
    E também pode durar pouco
    Como uma vela no vento.

    A nossa vida é passageira,
    Quanta gente eu vi desaparecer
    Do Distrito de Bananeiras
    Que nunca mais pude rever!

    Quanta gente tão poderosa
    Que não resistiu a Morte!
    Quanta gente famosa
    Que tinha talento e dote

    E já não existe mais!
    Pra que tanto orgulho
    Que essa gente traz,
    E se acaba nos entulhos!

    Não pense que há algo novo,
    Tudo já existiu no passado,
    Quando existia um povo
    Que não deixou registrado.

    Como não sabemos disso,
    No futuro seremos esquecidos
    Dum povo que está previsto
    Para um tempo mais evoluído.

    Um dia nós seremos apagados
    Da memória deste mundo,
    Nunca mais seremos lembrados
    Se não tivermos amor profundo.

    Então vale a pena viver
    Fazendo sempre o bem,
    Para quando a gente morrer
    Ser lembrado por alguém.

    Se nada de bom a gente fizer
    Será tudo riscado do livro,
    E quando Jesus de Nazaré
    Já tiver tudo concluído,

    Vai chamar pelo próprio nome,
    Todos vão se comparecer,
    Criança, jovem, mulher e homem
    E seu nome deve então aparecer.

    Por isso não se iluda
    Com esta vida material,
    Se há dificuldade peça ajuda
    Para não entrar no mal.

    Se já vivemos no sofrimento
    Praticando o bem,
    Imagina um vil pensamento
    Que não considera ninguém!

    Achamos a vida complexa,
    Por isso é maravilhosa assim.
    Quando fazemos as coisas certas
    Claro, vivemos sem pensar no fim.

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  5. LER TUDO QUE FOR PRECISO

    Na minha boa visita
    Entrei em algum ambiente,
    Então meu olhar avista
    Uma pergunta inteligente:

    O que a leitura pode
    Fazer por você?
    Talvez você não concorde,
    Mas procurei entender

    Para então eu rabiscar
    Uma poesia assim,
    Repleta de saber e enviar
    Para esse mundo sem fim.

    Uma excelente leitura é
    A base mais fundamental
    Que deixa o homem de fé
    Sábio e também intelectual.

    Desenvolve a sua ideia,
    Mostra mais possibilidade
    De participar da Assembleia
    Com mais criatividade.

    Dá uma grande facilidade
    Para escrever um texto,
    Faz falar com propriedade
    E não revela preconceito.

    Dá mais compreensão,
    Aumenta seu vocabulário,
    Desenvolve a comunicação
    E interpreta o Poeta Mário.

    Faz a boa ligação do juízo
    Com o bom discernimento,
    Facilita ler o que for preciso
    E não mostra acanhamento.

    Uma boa leitura faz
    Ganhar muito Dinheiro,
    Ler a carta do Pai
    E ser do Blog companheiro.

    Oferece uma boa condição
    Pra acessar a amiga Internet,
    Faz dividir com os irmãos
    Assunto que lhe enaltece.

    Concebe uma habilidade
    E aumenta o conhecimento,
    Conduz à felicidade
    E eleva os pensamentos.

    Uma excelente leitura faz
    Expressar seus sentimentos,
    Que você sempre traz
    Com fé e contentamento.

    A leitura é tudo no mundo,
    Tudo depende da leitura,
    Por isso tenho amor profundo
    Por esta notória cultura.

    Às vezes fico chateado
    Porque o dia passa de repente,
    A noite não tem colaborado
    E dá profundo sono a gente.

    Todavia fico tranquilo
    Esperando para redigir,
    Quando vou ler cochilo,
    Largo tudo e vou dormir.

    Acho que estou dormindo,
    Estou sonhando com poesia,
    Deus levanta Mário Querino
    Antes de amanhecer o dia.

    Então ligo o computador
    E começo então a escrever,
    Depois com muito amor
    Posto para o povo ver e ler.

    Por isso eu digo assim
    Com veemência e ternura:
    Nada é melhor pra mim
    Do que a Escrita e a Leitura.

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  6. VAI DEIXAR TUDO QUEBRADO?

    Visitei a Entidade Escolar
    E fiquei surpreendido,
    Vi alunos querendo quebrar
    As portas e não sendo punidos.

    O que me chamou a atenção
    Foi à falta de importância
    Da parte da própria Direção
    Que presenciava a distância.

    Ao assistir aquela bagunça,
    Fiquei muito admirado,
    Meu coração isso pergunta:
    “Vai deixar tudo quebrado?

    Agora se dispõe meu amigo,
    São recursos de seu bolso,
    Não tome tanto prejuízo,
    Somente para fazer gosto

    Aos amigos adolescentes.
    Sei que você não é daqui,
    Mas reclama a esta gente
    Que tudo quer destruir!”

    Então deles me aproximei
    E lhe falei como amigo:
    Visito pela primeira vez
    Este ambiente educativo,

    Posso fazer uma pergunta
    A vocês caros estudantes?
    Todos param e assuntam,
    Contudo, eu fui avante.

    Então eu disse bem assim:
    Quase todos vocês têm
    Uma casa que não é ruim,
    Há portas de vidro também,

    Paredes essências e bonitas,
    A casa é todinha encerada,
    Não quebram, não riscam
    Pra entrar deixam na calçada

    O calçado que usam.
    Quando vêm para cá,
    Bagunçam que abusam
    E tudo querem quebrar.

    Isso não é certo, amigos,
    Aqui deveria ser preservado,
    Pois é um lugar educativo
    Que deixa vocês formados

    Para o mundo do comércio.
    Então acho que vocês
    Assim não estão certos.
    Mais um pouco eu verei

    Vocês querendo zelar
    De Entidade como esta.
    Daí vocês vão lembrar
    Das palavras do poeta.

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  7. JAMAIS DEIXE DE COMENTAR

    Sempre quando eu visito
    Algum ambiente feliz,
    Muito curioso eu fico
    E meu coração diz:

    “Faz uma boa reflexão
    Sobre tudo o que viu,
    Depois faz a descrição
    Do que você leu e sentiu.

    Pois tudo deve ficar
    Registrado no mundo,
    Para o povo lembrar
    E sentir desejo profundo

    De ler, refletir e praticar
    Com alegria e gosto.
    Jamais deixe de comentar
    Nem que seja um pouco!”

    Então, eu olhando o Mural
    De um Centro Educativo,
    Li uma frase excepcional,
    Alguém me fez um pedido:

    “Redige sobre este assunto,
    Eu acho muito importante
    Sempre eu me pergunto
    E procuro ir muito avante:

    O que faz o bom aluno?”
    Então comecei a rabiscar
    E a mostrar bom rumo,
    Tintim por tintim sem faltar

    O amor, o mais importante.
    O bom aluno sempre faz
    As tarefas constantes
    Para aprender muito mais,

    Interessa-se pelo plano
    Que a Escola aplica,
    Durante todo o ano
    Que na Escola fica,

    Presta bem atenção
    E com o assunto se alegra,
    Gosta da orientação
    Dos mestres e dos colegas,

    Gasta o tempo inteiro...
    Quando não entende
    Faz do livro companheiro,
    Ler é o que mais pretende,

    Pesquisa bem os temas
    Que foram propostos,
    Ler textos e poemas
    De desejo próprio,

    Traz conteúdo novo
    Para dentro da sala.
    Discute com prazer e gozo
    E deixa divertida a aula.

    Sempre visita a Biblioteca,
    Ler livros interessantes,
    É óbvio, não tem do Poeta
    Que escreve neste instante

    Porque não tem publicado.
    O bom aluno faz
    Tudo com amor e cuidado
    E o Mestre se satisfaz.

    Tem grande prazer,
    Comenta para os amigos
    Que gosta de ver
    O bom aluno enaltecido.

    Obviamente no futuro
    Terá a sua vaga garantida,
    O seu emprego será seguro
    E a Empresa bem sucedida.

    O bom aluno respeita
    A equipe de mestres,
    Deixa feliz e satisfeita
    E todos se engrandecem,

    Comenta com os pais
    A respeito da Escola,
    Acha bom tudo que faz
    E estuda sem perder hora.

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  8. CADÊ A MINHA REALIDADE?

    Dia sete de setembro passou
    E não houve o desfile gentil,
    Que sempre a gente desfilou
    Por todo o nosso Brasil.

    Nesta região havia
    Banda para tocar
    E todo mundo via
    O povo na rua marchar.

    Já faz alguns anos
    Que não existe mais,
    Neste cantinho baiano
    A comemoração que se faz

    No dia sete de setembro.
    Achava muito importante,
    Por isso ainda me lembro
    Do tempo de estudante.

    Já fiz papel de Dom Pedro,
    Quando eu era adolescente,
    A espada me tirava o medo
    E o receio de tanta gente.

    Porém, hoje, tudo mudou,
    O povo está civilizado
    E nunca mais desfilou
    Assim como no passado.

    Não sei qual o motivo
    De extirpar deste jeito,
    Achava tão significativo
    E nos trazia um respeito

    O grito da Independência,
    Que todo ano o povo
    Com muita veemência
    Ouvia com fé de novo:

    “Para o bem de todos
    E felicidade da nação,
    Digo a este amado povo
    Que fico!”Com satisfação,

    Eu também já gritei
    Na Praça de Bananeiras,
    Quando eu desfilei
    Sem nenhuma brincadeira.

    Fizeram-me uma barba
    Como a de Dom Pedro,
    Obviamente isso me dava
    Uma postura sem medo.

    Realmente o Hino Nacional
    Chamava-me a atenção,
    Era o momento lacrimal
    Dos meus olhos e coração.

    Muitas vezes a gente ia
    Para a cidade vizinha
    E comovido assistia
    O desfile da região minha.

    Hoje todo mundo acha
    Que já é independente.
    Por isso não carece marcha
    Assim como antigamente.

    Se nós analisarmos bem,
    O Brasil não tem brasileiro.
    Pois não vemos ninguém
    Se doando por inteiro.

    O povo vê na televisão
    Os interesses próprios,
    Não para o bem da nação,
    Mas sim de seus negócios.

    Lembro o sete de setembro,
    Quando ainda adolescente.
    Crianças choravam querendo
    Assistir os desfiles decentes.

    Como era tão difícil carro
    Aqui em nossa região,
    A gente pagava muito caro
    A passagem de caminhão.

    Muitos iam de animais
    Assistir o desfile na cidade.
    Pois era bonito de mais
    E era a nossa realidade.

    Todavia, hoje tudo mudou
    As Escolas não têm prazer,
    O brasileiro desconsiderou
    E a cultura eu já vi morrer.

    Bananeiras está sem graça,
    O sete de setembro esfriou,
    Ninguém vê mais marcha,
    Até a Igreja já descartou

    Os pífaros e os zabumbas,
    Os fogos já estão escassos
    E o mar de vaidade inunda
    Os nossos corações fracos.

    Como dói essa vaidade
    No coração do Poeta!
    Cadê a minha realidade,
    Por que ignoro esta?

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  9. PRA QUE MATAR?

    Tem gente que mata
    Por causa de dívida,
    Porém, não é solução
    É uma causa perdida.

    Se o amigo não pagar
    Enquanto está vivo,
    Imagina sendo morto,
    Seja inteligente amigo,

    Tenha mais paciência
    Para com o seu amigo.
    Você viveu até agora
    Sem o valor esquecido,

    E por que não esperar
    Para que tenha uma luz
    E tudo possa dar certo?
    Lhe entregue a Jesus,

    Obviamente o devedor
    Pagará tintim por tintim.
    Quando você nem espera
    Ele chega dizendo assim:

    “Amigo, desculpa o tempo
    Que passei te devendo,
    Você sabe que eu estava
    Sem grana, não podendo

    Pagar a dívida há tempo,
    Contudo, graças a Deus,
    Arrumei um bom emprego
    E vim pagar o débito meu!”

    Com certeza você ficará
    Alegre e feliz da vida,
    Por receber na hora certa
    A sua grana já esquecida.

    Caso você matar o amigo,
    Jamais você vai receber.
    Ao contrário, ficará preso
    E para sempre vai sofrer.

    Acha que matar é solução?
    Não. Penso que é besteira,
    Já viu morto pagar alguém?
    Leia o Poeta de Bananeiras,

    Que você será muito feliz
    E jamais vai matar o amigo
    Por causa de uma dívida
    Ou por algo já esquecido.

    Se você não quer perder,
    É melhor não emprestar
    Ou vender algo fiado,
    Do que após querer matar.

    Um amigo estava salgando
    Uma carne de porco,
    De repente chega o amigo
    E fica com ele um pouco,

    Depois pergunta assim:
    “Amigo, pode me vender
    Um quilo desta carne?”
    O amigo pode responder:

    “Realmente já ponho sal
    É para eu não perder!”
    Certamente o amigo sabia
    Se ele podia ou não vender.

    Só não deve é vender
    E depois de muito tempo
    Querer destruir uma vida
    Com maus pensamentos.

    Porque virão os resultados
    E também os sofrimentos.
    Por algo que já se viveu
    Sem há muito tempo.

    Agora preste bem atenção
    No que eu vou dizer:
    Se você matar o amigo,
    Jamais algo vai receber.

    A não ser a boa prisão
    E o sofrimento esterno,
    Numa chama de fogo
    Que existe no Inferno.

    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  10. PRIVILÉGIO

    Escrevo com privilégio
    Para o Mural do Colégio,
    Ao pedido de um estudante.
    Com certeza esta poesia
    Vai trazer bastante alegria
    E será muito significante


    Na vida de Alejandro Cis
    Que estudou muito feliz
    Ao lado de Acaz Ido.
    O Colégio é de meus filhos
    E mostra um bom brilho,
    Isso eu já tenho percebido.


    Eu, como pai agradecido,
    Ouvi este bom pedido
    E descrevo esta poesia,
    Para agradecer a Direção,
    Que encheu de satisfação
    E também de sabedoria


    O coração e a mente
    Destes alunos inteligentes
    Que passam por este Colégio.
    Por exemplo, Alejandro Cis
    E Acaz Ido que dizem:
    “Aqui ganhamos privilégio.”


    Está poesia ficará no Mural,
    Para que este pessoal
    Tenha prazer e alegria
    Neste cantinho nordestino,
    Onde Mário Querino
    E também sua esposa Maria,


    Agradecem a cada Professor
    Que ensina com muito amor.
    Agradecem muito contentes
    A todos os seus bons colegas
    Que nunca na vida renegam
    O labor das amigas serventes.


    Mário Querino – Poeta de Deus

    ResponderExcluir
  11. ESTUDO VISANDO SALÁRIO

    Tentei fazer uma enquete
    E descobrir a boa vontade
    De quem sempre enaltece
    Uma Escola ou Faculdade.


    Perguntei ao estudante
    De uma Escola primária:
    Você acha importante
    Passar a manhã na sala?


    O estudante falou assim:
    “Eu gosto de ir a Escola,
    De estudar eu acho ruim,
    Aos livros nem dou bola!”


    Eu fiz a mesma pergunta
    Ao estudante adolescente,
    Ele me olha e assunta
    E responde alegremente:


    “Eu só vou ao Colégio
    Para não ir à roça,
    Mas nos livros nem pego,
    Estudar ninguém gosta!”


    A pergunta foi dirigida
    Ao jovem universitário,
    A resposta foi divertida:
    “Estudo visando salário,


    Na verdade, eu não gosto.
    Aula não é coisa de gente,
    Assisto porque não posso
    Ter o diploma facilmente!”


    Isso é um grande fracasso,
    Deus quer abrir a mente
    E deixar um bom espaço
    Para a palavra inteligente.


    Contudo, pude perceber
    Que o aluno é obrigado
    A possuir não um saber,
    Mas um lindo certificado.


    Como será profissional
    Criativo e capacitado?
    Não pesquisa o essencial
    Pra ficar bem informado?


    Existe professor que fica
    A vida inteira na rua,
    Não ler histórias bonitas
    Para contar na sala sua,


    Não assiste um Jornal,
    Não acessa a Internet,
    Não contempla o Mural
    E um saber não merece.


    Visitei um bonito Colégio
    E fiquei muito admirado,
    Achei a falta de privilégio
    De um importante recado.


    A Direção colocou o aviso
    No Mural dos Professores,
    Fiquei muito surpreendido,
    Vi a falha dos educadores


    Que não tinham observado
    Um aviso tão importante.
    Quando revelei inocentado,
    Todos ficaram radiantes.


    Pois era ótimo o conteúdo,
    Oferecia grande promoção
    Os mestres perderam tudo
    Por uma falta de atenção.


    A Coordenadora publicou
    Uns 15 dias antes no Mural,
    Venceu e nenhum professor
    Sabia do importante Edital.


    Depois que eu demonstrei,
    Todos ficaram lamentando.
    Então admirado eu pensei:
    Nem Mural estão olhando.


    Mário Querino – Poete de Deus

    ResponderExcluir